Nesta página vamos trabalhar alguns conteúdos e exercícios, para um melhor aproveitamento em processos seletivos.
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VÍDEO SOBRE MOVIMENTO UNIFORME
VÍDEO SOBRE MOVIMENTO UNIFORME
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Os exercícios são bem elaborados e sempre envolvem uma contextualização, além de se relacionar também com outras disciplinas como física, química e ciências.
Vou procurar deixar alguns links com informações sobre qual é o conteúdo exigido no exercício.
Você já deve ter visto em seu bairro pessoas que vieram diretamente da roça e, munidas de carrinhos de mão e uma simples balança, vendem mandiocas de casa em casa. A balança mais usada nessas situações é a apresentada na figura a seguir.
Considere desprezíveis a massa do prato com seus cordames e a massa da haste por onde corre o massor.
A balança representada está em equilíbrio, pois o produto da massa do massor pela distância que o separa do ponto P é igual ao produto da massa que se deseja medir pela distância que separa o ponto em que os cordames do prato são amarrados na haste até o ponto P.
Considere que no prato dessa balança haja 3 kg de mandiocas e que essa balança tenha um massor de 0,6 kg. Para que se atinja o equilíbrio, a distância d do massor em relação ao ponto P deverá ser, em cm:
(A) 16.(B) 20.
(C) 24.
(D) 36.
(E) 40.
Conteúdo trabalhado: Alavancas
Links: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alavanca#Alavancas
http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/alavancas-e-outras-maquinas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23498
Problema 2
Para preparar biscoitos circulares, após abrir a massa formando um retângulo de 20 cm de largura por 40 cm de comprimento, dona Maria usou um cortador circular de 4 cm de diâmetro, dispondo-o lado a lado várias vezes sobre toda a massa para cortar os biscoitos, conforme a figura.
Com a sobra de massa, dona Maria abre um novo retângulo, de mesma espessura que o anterior, para cortar mais biscoitos.
Assim sendo, desconsiderando a espessura da massa, as dimensões desse novo retângulo podem ser:
Assim sendo, desconsiderando a espessura da massa, as dimensões desse novo retângulo podem ser:
(Área do círculo de raio r: A = πr² , Adote: π = 3)
(A) 8 cm x 30 cm.
(B) 8 cm x 25 cm.
(C) 9 cm x 24 cm.
(D) 10 cm x 22 cm.
(E) 10 cm x 21 cm.
(A) 8 cm x 30 cm.
(B) 8 cm x 25 cm.
(C) 9 cm x 24 cm.
(D) 10 cm x 22 cm.
(E) 10 cm x 21 cm.
Conteúdo trabalhado: Área de figuras planas
Link: http://www.matematicadidatica.com.br/GeometriaCalculoAreaFigurasPlanas.aspx
Link: http://www.matematicadidatica.com.br/GeometriaCalculoAreaFigurasPlanas.aspx
Problema 3
As ruas e avenidas de uma cidade são um bom exemplo de aplicação de Geometria.
Um desses exemplos encontra-se na cidade de Mirassol, onde se localiza a Etec Prof. Mateus Leite de Abreu. A imagem apresenta algumas ruas e avenidas de Mirassol, onde percebemos que a Av. Vitório Baccan, a Rua Romeu Zerati e a Av. Lions Clube/Rua Bálsamo formam uma figura geométrica que se aproxima muito de um triângulo retângulo, como representado no mapa.
Um desses exemplos encontra-se na cidade de Mirassol, onde se localiza a Etec Prof. Mateus Leite de Abreu. A imagem apresenta algumas ruas e avenidas de Mirassol, onde percebemos que a Av. Vitório Baccan, a Rua Romeu Zerati e a Av. Lions Clube/Rua Bálsamo formam uma figura geométrica que se aproxima muito de um triângulo retângulo, como representado no mapa.
Considere que
• a Rua Bálsamo é continuação da Av. Lions Clube;
• o ponto A é a intersecção da Av. Vitório Baccan com a Av. Lions Clube;
• o ponto B é a intersecção da Rua Romeu Zerati com a Rua Bálsamo;
• o ponto C é a intersecção da Av. Vitório Baccan com a Rua Romeu Zerati;
• o ponto D é a intersecção da Rua Bálsamo com a Rua Vitório Genari;
• o ponto E é a intersecção da Rua Romeu Zerati com a Rua Vitório Genari;
• a medida do segmento AC é 220 m;
• a medida do segmento BC é 400 m e
• o triângulo ABC é retângulo em C.
• a Rua Bálsamo é continuação da Av. Lions Clube;
• o ponto A é a intersecção da Av. Vitório Baccan com a Av. Lions Clube;
• o ponto B é a intersecção da Rua Romeu Zerati com a Rua Bálsamo;
• o ponto C é a intersecção da Av. Vitório Baccan com a Rua Romeu Zerati;
• o ponto D é a intersecção da Rua Bálsamo com a Rua Vitório Genari;
• o ponto E é a intersecção da Rua Romeu Zerati com a Rua Vitório Genari;
• a medida do segmento AC é 220 m;
• a medida do segmento BC é 400 m e
• o triângulo ABC é retângulo em C.
Considere que o trecho DE da rua Vitório Genari é paralelo ao trecho AC da Av. Vitório Baccan. Sabendo que a medida do segmento DE é 120 m, então a medida do trecho CE da Rua Romeu Zerati é, em metros, mais próxima de:
(A) 182.
(B) 198.
(C) 200.
(D) 204.
(E) 216.
(A) 182.
(B) 198.
(C) 200.
(D) 204.
(E) 216.
Conteúdo trabalhado semelhança de triângulos
Problema 4
•Na edição de 02.11.2011, a revista Veja traçou um perfil, sem considerar as capitais, de 106 cidades brasileiras que apresentavam mais de 200 000 habitantes. Juntas, essas cidades abrigavam 20% da população do país, produziam 28% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e ofereciam a seus habitantes vários benefícios da urbanização.
• De acordo com o IBGE, em 01.07.2011, a estimativa da população residente nos 5565 municípios brasileiros totalizava 192 376 496 habitantes.
• De acordo com o IBGE, em 01.07.2011, a estimativa da população residente nos 5565 municípios brasileiros totalizava 192 376 496 habitantes.
Desconsiderando a diferença de tempo entre a publicação das informações do IBGE e da revista Veja, a população dessas 106 cidades era, aproximadamente,
(A) 384 000.
(B) 3 847 000.
(C) 5 340 000.
(D) 38 475 000.
(E) 53 405 000.
(A) 384 000.
(B) 3 847 000.
(C) 5 340 000.
(D) 38 475 000.
(E) 53 405 000.
Conteúdo trabalhado porcentagem